quinta-feira, 13 de maio de 2010

"Há ervas daninhas precisamente no interior da Igreja"


"Bento XVI voltou a condenar os casos de pedofilia que envolvem a hierarquia católica, afirmando que "há ervas daninhas precisamente no interior da Igreja", numa mensagem enviada às Jornadas Ecumênicas Alemãs, o maior encontro mundial de católicos e protestantes.

"Nos últimos meses fomos confrontados com novas notícias que nos querem tirar a alegria pela Igreja e ensombrá-la como local de esperança", afirma o Papa na missiva divulgada pelos organizadores das Jornadas Ecumênicas, que decorrem em Munique até domingo e onde são esperadas 700 mil pessoas.

Bento XVI acrescenta que "há ervas daninhas precisamente no interior da Igreja e entre os que o Senhor aceitou ao seu serviço, de forma especial".

O Papa sublinha, porém que "a luz de Deus não se apagou e o bom trigo não foi sufocado pelas ervas daninhas" e que "a Igreja continua a ser um local de esperança, porque leva Deus aos Homens e lhes mostra o caminho da fé".

Esta é a segunda vez em poucos dias que o Papa se refere aos casos de pedofilia que têm afetado a Igreja Católica, depois de na terça-feira ter reconhecido que a "maior perseguição à Igreja" não vem de "inimigos de fora, mas nasce do pecado da Igreja".

No voo que o transportou de Roma até Lisboa, Bento XVI foi claro ao dizer aos jornalistas que "a Igreja tem uma profunda necessidade de reaprender a penitência, de aceitar a purificação, implorar perdão".

Os ataques ao Papa e à Igreja não vêm só de fora, os sofrimentos da Igreja vêm do seu próprio interior, "do pecado que existe na Igreja", declarou.

Bento XVI confessou o seu sofrimento perante esta situação, que surge agora de uma forma "verdadeiramente aterradora".

Por Lusa, Hoje, 13 de Maio de 2010"

Fonte:
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1568940
Acesso em: 13 de Maio de 2010

Nenhum comentário: