segunda-feira, 25 de maio de 2009

Credo


Credo in Deum, Patrem omnipotentem, Creatorem caeli et terrae. Et in Jesum Christum, Filium eius unicum, Dominum nostrum: qui conceptus est de Spiritu Sancto, natus ex Maria Virgine, passus sub Pontio Pilato, crucifixus, mortuus, et sepultus: descendit ad infernos; tertia die resurrexit a mortuis; ascendit ad caelos; sedet ad dexteram Dei Patris omnipotentis: inde venturus est judicare vivos et mortuos. Credo in Spiritum Sanctum, sanctam Ecclesiam Catholicam, Sanctorum communionem, remissionem peccatorum carnis resurrectionem, vitam aeternam. Amen.

The Apostles's Creed


I believe in God, the Father Almighty, Creator of heaven and earth. I believe in Jesus Christ, his only Son, our Lord. He was conceived by the power of the Holy Spirit and born of the Virgin Mary. He suffered under Pontius Pilate, was crucified, died, and was buried. He descended to the dead. On the third day he rose again. He ascended into Heaven, and is seated at the right hand of the Father. He will come again to judge the living and the dead. I believe in the Holy Spirit, the holy Catholic Church, the communion of saints, the forgiveness of sins, the resurrection of the body, and life everlasting. Amen.

Credo


Creo en Dios Padre Todopoderoso. Creador del Cielo y la Tierra, y en Jesucristo, nuestro Señor. Lo que fue concebido por el poder del Espíritu Santo, nació de la Virgen María, sufrió bajo Poncio Pilato. Se cruscificado, muerto y sepultado, descendió a la mansión de los muertos, rescussitou el tercer día, subió a los cielos y está sentado a la diestra de Dios Padre, Todopoderoso, que es el de juzgar a los vivos ya los muertos. Creo en el Espíritu Santo, la Santa Iglesia Católica, la comunión de los santos, el perdón de los pecados, la resurrección de la carne, la vida eterna. Amen.

Credo


Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu aos infernos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

31 - Isaías - 2ª Parte


O chamado Segundo Isaías, formado pelos capítulos 40 a 55 do Livro de Isaías, foram escritos por um profeta anônimo na época do exílio na Babilônia. A mensagem central é a esperança e a consolação. Portanto, trata-se de um profeta que viveu no século VI a.C.

Enquanto permaneciam na Babilônia, os judeus ansiavam por retornar à sua terra. Para o profeta, o fim do exílio é visto como um novo Êxodo, sendo que, assim como foi no primeiro, é Javé quem será o condutor dessa nova libertação. Ao Povo de Deus convertido, mas oprimido, o profeta chama de “Servo de Javé”. Alguns séculos mais tarde, este título será atribuído a Jesus, o justo que morreu por nossos pecados.

Em meados do século VI a.C., o rei persa Ciro começou a dominar a Ásia Menor. Em 539 a.C., ele conquistou a Babilônia. Após essa conquista, ele permitiu que os exilados que lá estavam retornassem às suas terras e readquirissem sua identidade cultural e religiosa. Para o profeta, Ciro torna-se um instrumento de Javé para a libertação do povo oprimido. Ao mesmo tempo em que proclama a libertação dos hebreus, o profeta profere a sentença de Deus sobre a grande potência que era a Babilônia e afirma que ela será destruída.

Ao ler estes capítulos do Segundo Isaías, especialmente os textos que falam do Servo de Javé, é impossível não nos voltarmos para a contemplação de Jesus e a meditação sobre sua paixão, morte e ressurreição. Os quatro cânticos do Servo de Javé são como uma descrição exata dos últimos momentos da vida de Jesus em Jerusalém.

Assim como explicou as escrituras para os discípulos que seguiam para Emaús, que o Senhor, em sua misericórdia, abra nossa coração para compreender a sua palavra de vida e santidade!

Nilson Antônio da Silva

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Pater Noster


Pater noster,
Qui es in caelis, sanctificetur nomem tuum.
Adveniat regnum tuum.
Fiat voluntas tua, sicut in caelo et in terra.
Panen nostrum quotidianum da nobis hodie.
Et dimitte nobis debita nostra, sicut et
nos dimittimus debitoribus nostri.
Et ne nos inducas in tentationem: sed libera nos a malo.
Amen.

Our Father


Our Father, who art in Heaven, hallowed be thy name;
Thy kingdom come, thy will be done on Earth as it is in Heaven.
Give us this day our daily bread, and forgive our trespasses
As we forgive those who trespass against us;
And lead us not into temptation, but deliver us from evil.
Amen.

Padre Nuestro


Padre nuestro que estás en los cielos, santificado sea tu Nombre.
Venga a nosotros tu reino, hágase tu voluntad así en la tierra como en el cielo.
Nuestro pan de cada día, dánosle hoy
Y perdónanos nuestras deudas así como nosotros perdonamos a nuestros deudores.
Y no nos dejes caer en la tentación mas líbranos del mal.
Amen.

Pai Nosso


Pai Nosso que estais no céu,
Santificado seja o vosso nome,
Vem a nós o vosso reino,
Seja feita a vossa vontade
Assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos daí hoje,
Perdoai-nos as nossas ofensas,
Assim como nós perdoamos
A quem nos tem ofendido,
Não nos deixei cair em tentação
Mas livrai-nos do mal.
Amém.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Dá Pra Abortar?


Sabe quando você acredita em um determinado valor? Pode ser uma coisa boba, mas se você acredita você vai defender. É algo assim meio que... briga entre cruzeirense e atleticano, católico e protestante, “ptistas” e tucanos, etc. Cada um tem seu ponto de vista, e o seu ponto de vista muitas vezes é pimenta nas vistas do outro, e por isso, não se entendem. Cada um quer estabelecer o seu modo de pensar. Entendeu?

Pois bem, eu sou contra o aborto. Não adianta vir com a história de que a mulher tem a liberdade de escolher porque o corpo é seu. Quando ela aborta, ela invade um corpo que já não é mais dela, está dentro dela, mas, não é exatamente sua propriedade. Também não engulo aquela história de que se for para a criança sofrer, é melhor abortar. Eu nasci em uma casa cheia de goteiras, um pai alcoólatra, uma mãe cozinheira e sete irmãos. Segundo a lei do “antes morrer do que sofrer” eu deveria ter sido abortado, mas, graças à Deus, minha mãe não era feminista nem tinha um pensamento universitário, era analfabeta mesmo. Ufa! Isso salvou minha pele. Se minha mãe fosse uma patricinha... se meu pai fosse um mauricinho...

Como aquele que, certo dia entrou na farmácia. Estava meio que sem jeito andava pra lá e pra cá, mexia nos cremes, depois nos xaropes para gripe, lia uma bula de lacto purga. Estava nervoso, olhava atentamente para os funcionários. No total, eram dezenove. Parecia que ele queria escolher alguém, não poderia ser qualquer um, deveria ser alguém que o entendesse. Por eu ser o mais jovem entre a turma ele acabou me escolhendo. Sou mais velho que ele, mas até que éramos parecidos: jovens, cheios de paixões, barba rala na cara, bigode ralo sobre os lábios, espinhas na testa e cabelo com gel. É... se eu fosse ele teria me procurado também. O que ele não sabia era da minha antipatia preconceituosa em relação aos abortista. Eles deveriam ter sido abortados.

O camarada se aproxima e diz: - Aí irmão, tô com um problemão, minha namorada tá grávida. Tem aí alguma coisa pr’eu dar pra ela, pra poder abortar? – Eu gelei todo. E ele continou: - Ser pai com dezesseis anos é foda! – Me deu vontade de dizer a ele que foda era o que fez a namoradinha dele engravidar. Segundo, em vez de procurar abortar, ele bem que poderia ter trago um currículum para entregar na loja, quem sabe ele não arranjava um emprego para sustentar o filho. Deu-me uma vontade de sentar à bordoada. Mas, respeitando o estatuto de boas condutas e posturas aos clientes eu o perguntei: - Você tem certeza que ela está grávida? – Ele respondeu: - Ela não mestrua há quatro dias. – Daí eu não ia fazer discurso nem pagar pau pro cara ali, no meio da farmácia lotada de gente. Consegui fazer com ele comprasse um daqueles testes de urina e disse para ele segurar a onda porque aborto é crime no Brasil, e talvez ele estivesse esquentando a cabeça à toa. Era melhor confirmar se a garota estava mesmo prenha. Fiquei torcendo para que não estivesse, porque se não, quem ia pagar o pato ia ser a pobre criancinha.

Eu fico pensando: quantas crianças irão ser assassinadas no ventre da mãe, só para um “playboy poder tirar uma com a sua mina”. Quem foi homem para fazer, tem que ser macho para assumir. Eu entendo o nervosismo e imaturidade do garoto. Aposto que ele devia estar com medo do seu pai, do pai da garota, da responsabilidade. Só que não dá para aliviar por causa disso. A vida humana tem que ser superior. Acredito na gana que o ser humano tem para viver, acredito na divindade do homem, pois ele é parte de Deus. Por isso eu acredito na vida, eu acredito no viver e no deixar viver.

Bruno Rodrigo Pinheiro Ramos

Quero Viver Conforme A Tua Vontade


Senhor, quisera eu viver em santidade!
Viver conforme tua palavra em todos os momentos de minha vida!
Viver buscando a santidade e a pureza!
Viver caminhando sem parar em teu caminho!
Viver crendo em tua verdade, pois somente tu és a Verdade!
Viver bebendo da fonte da Vida Eterna que somente tu és!

Senhor, quisera eu ter forças para nunca desanimar em minha caminhada rumo à tua casa!
Ter forças para fugir do pecado que destrói minha alma e minha vida e, por fim, afasta-me de ti.
Ter forças para seguir sempre em direção à porta estreita que se abre para a tua casa.
Ter forças para enfrentar o mundo em testemunho de teu nome.
Ter forças para abandonar-me a mim mesmo e entregar-me por inteiro a ti para fazer a tua vontade.

Senhor, eu sei que tu és o único e verdadeiro Deus e sei que és o meu Senhor e o meu Deus! Só existo porque tu me fizeste existir e minha vida só tem sentido porque tu das a ela o sentido de existência. Sem ti, Senhor, o que sou eu? Sou nada... nada...

Senhor, quero que meu coração se incendeie de amor por ti e que o teu amor arda em minha alma dia e noite! Eu quero viver conforme a tua vontade e quero fazer a tua vontade! Ainda que eu, muitas vezes, não compreenda, eu quero fazer a tua vontade.

Nilson Antônio da Silva