sábado, 9 de agosto de 2008

QVO VADIS DOMINVS


Aonde vais, Senhor? Foi a indagação do apóstolo a Jesus na estrada romana. E o Senhor, com firmeza e certamente cheio de ternura, apenas lhe disse que ia a Roma para ser novamente crucificado. Sem esperar, o Apóstolo retornou à cidade... e foi crucificado.

Mesmo hoje, dois mil anos passados, todos os dias o Senhor está indo para ser crucificado novamente. E quem o crucifica a cada dia? São seus juízes, acusadores e carrascos todos aqueles que insistem em destruir a palavra de Deus. E como destroem a palavra do Senhor? Destroem-na quando exploram os fracos, pois os fracos têm por defensor o próprio Deus; destroem-na na destruição da criação, pois a natureza inteira é reflexo da glória de seu Criador; destroem-na quando assassinam crianças ainda no útero e colaboram com assassinos que as exploram quando já nascidas; destroem-na ao idolatrar o egoísmo e a auto-suficiência enquanto condenam a caridade e a humildade; destroem-na ao condenar e perseguir mais uma vez aqueles que seguem as palavras de Jesus; destroem-na ao ridicularizar a palavra do Evangelho... Tudo isso, hoje em dia, vai tomando conta da sociedade em que vivemos.

Já diziam os profetas e apóstolos que somos apenas peregrinos neste mundo. Não pertencemos a este mundo. Pertencemos ao Reino de Deus. Mas, como seguimos a palavra de Deus e, portanto, queremos construir já aqui o seu Reino, então vem a perseguição. Com a perseguição, o final é o alto de uma cruz. Mas isso não é motivo de desespero. Se aquele a quem seguimos olhou o mundo do alto de uma cruz e, à beira da morte, ainda derramou seu perdão sobre aqueles que o matavam, cada um de nós também deve carregar a sua cruz e fazer como o Senhor fez.

O mundo, isto é, a pessoa que vive conforme os valores de egoísmo e de morte, não consegue compreender a palavra de Deus. Nunca conseguiu. E olhe que Deus insistiu tanto, quis tanto ser ouvido e, mais ainda, ser compreendido! Pela boca de tantos profetas, o Senhor falou e poucos escutaram. O mundo não quis ouvir! Pelo sangue de tantos mártires, o Senhor falou e poucos entenderam. O mundo, como sempre, não quis ver nem ouvir!

Assim, todos os dias Jesus está sendo crucificado novamente. Portanto, que tenhamos a coragem de Pedro para voltar sempre a Roma para ser crucificado. Não fujamos para longe da cruz! E Roma, hoje em dia, está em todo lugar perseguindo os cristãos. Roma, hoje, é constituída não mais por muros de pedra, mas por governos e órgãos internacionais e por grande parte da mídia! Tenhamos, pois, sabedoria para identificar a Roma que nos crucificará.

Nilson Antônio da Silva