quarta-feira, 30 de maio de 2007

"Jesus Começou a Chorar"


Quando eu ainda estudava, certa vez uma professora disse à classe que, entre amigo e colega, há uma enorme diferença e que, muitas vezes, acabamos vendo um amigo em quem é apenas colega, enquanto desprezamos o verdadeiro amigo. Ela estava certa!
Colegas são ótimos para fazer farra, sair e divertir. Colegas são divertidos, estão presentes o tempo todo, não incomodam! Colegas, temos muitos e muitos arranjamos todos os dias! Os amigos, porém, são complicados, nem sempre estão presentes, necessitam de compreensão, precisam incomodar-nos para que lhes digamos palavras de conforto. Temos que perder nosso precioso tempo em ouvir suas dores e mágoas enquanto poderíamos nos divertir estando com nossos colegas tão vazios e fúteis! Os amigos tanto confiam em nós que em nossas mãos põem seu coração para cuidarmos, desnudam sua alma diante de nossos olhos e repousam sua cabeça cansada em nosso ombro. E, ainda assim, não são valorizados por nós! Preferimos os colegas fúteis e vazios aos amigos sinceros e bons! Talvez seja porque colegas fúteis e vazios não são capazes de nos ferir e nem são por nós feridos. Já os amigos, precisamos perdoar e também pedir-lhes perdão. Nós os ferimos e eles nos ferem, ainda que sem intenção. Nós os magoamos, mesmo sabendo que são poucos e nem todo dia arranjamos outros novos!
Reparar um erro é difícil, reconstruir uma amizade é difícil, agüentar a dor de um arrependimento é difícil. É difícil encarar a verdade quando esta desmascara uma mentira! É difícil encarar a verdade quando esta nos mostra as coisas como realmente são e nos põe no caminho certo!

Nilson Antônio da Silva

terça-feira, 29 de maio de 2007

"O Amor E A Fidelidade Vieram Através de Jesus Cristo"



Existem muitas, mas muitas pessoas que desconhecem a palavra fidelidade e vivem vagando desnorteadas pela vida e pelo mundo, como se nunca houvesse um ontem e um amanhã. Ficam presas em um presente fútil e inconseqüente, incapazes de enxergar a própria alma e sentir a existência daqueles que as cercam. Amam e odeiam como se fossem senhores da verdade; estimam e desprezam como se fossem juízes da verdade; ordenam e exigem como se fossem absolutas, a quem o mundo irrebelavelmente deve servir.
Traem os outros sem saber que antes traem a si mesmas e, às vezes, ainda se sentem traídas por aqueles a quem traíram.
Passam a vida toda sem crer em nada, porque crêem em coisas inexistentes criadas por elas mesmas, perdidas em um deserto estéril onde sequer animam-se a erguer os olhos e olhar para o horizonte.
Vivem seus dias amando e odiando, estimando e desprezando, mandando e exigindo como se fossem viver para sempre, sem fazer a mínima idéia da preciosidade de cada segundo da vida. Dão-se ao luxo de gastar meses, às vezes anos e anos, odiando e desprezando, em vez de estimar e ao menos ser gentil. É claro que amar verdadeiramente é algo que se constrói com ardor e lentidão, envolve sorrisos e lágrimas, necessita compreensão e total doação. Por isso, disse que se deve ao menos ser gentil! Não se trata de uma gentileza aparente, que venha para dissimular outros sentimentos e que no fim acaba se tornando pior do que odiar ou desprezar. Trata-se da manifestação sincera do empenho em querer amar.
A fidelidade aos bons princípios pessoais de cada um, levando-se sempre em conta cada ato passado e avaliando conscientemente as conseqüências de um ato presente para o futuro, é fundamental para a vida e para que, durante esta, possa existir harmonia e paz no convívio social, e haja tranqüilidade e serenidade no coração. Nunca devemos ter a presunção de pensar que nossos atos não trarão conseqüências às pessoas com as quais convivemos. Quem assim pensar, estará agindo com ignorância.
A fidelidade a Deus, a fidelidade à vida, a fidelidade a quem nos ama, sejam amigos e familiares, e sobretudo a fidelidade ao próprio coração, é o que garante uma vida feliz e próspera. A fidelidade aos bons e verdadeiros sentimentos do coração é fidelidade a Deus, pois Ele habita em nós e dá-nos vida, porque Ele é a Vida plena, absoluta, abundante, infinita e eterna!

Nilson Antônio da Silva

sábado, 26 de maio de 2007

"Vai e Não Peques Mais"




O que leva uma pessoa a endurecer tanto o seu coração? O que leva uma pessoa a não ser capaz de perdoar, mesmo que o perdão seja implorado em meio a lágrimas e na mais pura sinceridade. Será orgulho, arrogância?
O orgulho pode endurecer um coração, cegar os olhos de uma alma cheia de humildade e de bondade. Palavras distorcidas podem manipular um coração puro e conduzi-lo rumo às trevas, enquanto vão cantando coisas agradáveis ao ouvido. É dessa maneira que o mal vai corroendo e fazendo morada nos corações humanos.
Não existe perdão quando se diz: eu perdôo você, mas não lhe dou uma oportunidade nova, pois você vai errar sempre. Não existe perdão quando a indiferença toma conta dos sentimentos de uma pessoa. Só é concretizado o perdão quando há acolhimento e se crê na sinceridade de quem pede para ser perdoado.
Como alguém pode condenar o outro por um erro cometido quando este mesmo erro é confessado e o perdão é implorado? Como é possível a fraqueza de outro ser condenada e não ser compreendida? Todos nós fraquejamos e caímos, todos nós temos nossos defeitos e dores. Mas isto não é motivo para sermos exterminados num holocausto nazista. Somos santos e pecadores, pois Deus nos fez santos, mas ele também sabe que somos fracos e muitas e muitas vezes pecamos contra ele e contra nosso próximo. E ele sempre nos perdoa e tem misericórdia de nossa fraqueza. E quer que ajamos dessa mesma forma com nossos semelhantes. A palavra de Deus é clara quando diz “perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos ofendeu”.
Nem Deus, criador e senhor de todas as coisas, condena simplesmente um pecador e nega-lhe uma nova oportunidade. Nem Deus faz isto... Pedro negou o Cristo, e o mesmo Senhor o perdoou e o acolheu; a mulher pecadora chorou dolorosamente aos pés do Senhor e ele a acolheu e perdoou; todos os amigos e discípulos do Senhor o abandonaram e mesmo assim ele os perdoou e os acolheu. Ele compreendeu suas fraquezas e suas limitações. A prostituta demonstrou muito amor aos pés do Senhor e ele a perdoou e acolheu. Imagine quanta dor ela sentiria se ouvisse o Senhor dizendo: você está perdoada, mas não se aproxime de mim pois você é uma prostituta e sua companhia me causa vergonha. E também não acredito que você deixará de ser uma prostituta porque, pode ser que seja daqui a um mês ou daqui a um ano, um dia você voltará a fazer a mesma coisa. Deus perdoa a todos os pecados, exceto o pecado contra o Espírito Santo. Ora, não são então todos os pecados cometidos contra o próximo perdoados? Negar o perdão ao próximo é como colocar-se acima de Deus e agir assim é errado. É o que a Igreja ensina por que aprendeu isto do Senhor Jesus.
Todos nós somos nada e nada valemos. A nossa vida é muito curta. E dói muito quando se pede perdão a um amigo e este perdão é negado. Só o Senhor sabe o quanto o coração fica esmagado e a alma fica dilacerada!
Nilson Antônio da Silva

sábado, 19 de maio de 2007

"Senhor, Quantas Vezes Devo Perdoar?"


Deus é misericórdia e compaixão, é compreensivo e não se lembra de nossos erros e faltas que cometemos sem cessar. É o Senhor que ouve nossas súplicas e tem compaixão quando pedimos seu perdão. E, desse modo, ele espera e deseja que nós também sejamos misericordiosos e tenhamos compaixão de quem comete erros contra nós e possamos perdoar e esquecer esses erros.
Deus é cheio de amor e compreensão para conosco e quer que nós também sejamos cheios de amor e compreensão com todas as pessoas que estão presentes em nossa vida. Deus quer que perdoemos e esqueçamos o erro cometido contra nós, pois é assim que ele age.
Não existe perdão quando alguém diz “eu perdôo”, mas continua agindo com indiferença e desprezo com quem lhe implorou por esse perdão. Ora, perdoar quer dizer esquecer tudo que aconteceu antes e conceder de coração uma nova oportunidade para a pessoa perdoada. É da vontade de Deus perdoar sempre e nunca deixar de perdoar.
É muito doloroso pedir perdão a alguém por um erro cometido e não ser perdoado. Ou, o que é pior, ser simplesmente ignorado, afastado e lançado na prisão. É uma dor imensa! O coração se sente esmagado e agoniza terrivelmente. E só Deus sabe o quão grande é o sofrimento!
Imagine que, toda vez que fôssemos diante de Deus pedir-lhe perdão, ele simplesmente dissesse cheio de indiferença: “não tenho nada que lhe perdoar, não tenho que lhe dar atenção, não tenho mais tempo para você, você vai continuar cometendo o mesmo erro sempre, não me interessa mais ter você próximo de mim, isso é problema seu!” No entanto, o que ele diz é apenas isso: “você está perdoado, venha até mim, é uma grande alegria ter você de volta aqui comigo!”
Deus quer que tenhamos um coração sem orgulho, capaz de perdoar e compreender.Deus é misericórdia e compaixão, é compreensivo e não se lembra de nossos erros e faltas que cometemos sem cessar. É o Senhor que ouve nossas súplicas e tem compaixão quando pedimos seu perdão. E, desse modo, ele espera e deseja que nós também sejamos misericordiosos e tenhamos compaixão de quem comete erros contra nós e possamos perdoar e esquecer esses erros.
Deus é cheio de amor e compreensão para conosco e quer que nós também sejamos cheios de amor e compreensão com todas as pessoas que estão presentes em nossa vida. Deus quer que perdoemos e esqueçamos o erro cometido contra nós, pois é assim que ele age.
Não existe perdão quando alguém diz “eu perdôo”, mas continua agindo com indiferença e desprezo com quem lhe implorou por esse perdão. Ora, perdoar quer dizer esquecer tudo que aconteceu antes e conceder de coração uma nova oportunidade para a pessoa perdoada. É da vontade de Deus perdoar sempre e nunca deixar de perdoar.
É muito doloroso pedir perdão a alguém por um erro cometido e não ser perdoado. Ou, o que é pior, ser simplesmente ignorado, afastado e lançado na prisão. É uma dor imensa! O coração se sente esmagado e agoniza terrivelmente. E só Deus sabe o quão grande é o sofrimento!
Imagine que, toda vez que fôssemos diante de Deus pedir-lhe perdão, ele simplesmente dissesse cheio de indiferença: “não tenho nada que lhe perdoar, não tenho que lhe dar atenção, não tenho mais tempo para você, você vai continuar cometendo o mesmo erro sempre, não me interessa mais ter você próximo de mim, isso é problema seu!” No entanto, o que ele diz é apenas isso: “você está perdoado, venha até mim, é uma grande alegria ter você de volta aqui comigo!”
Deus quer que tenhamos um coração sem orgulho, capaz de perdoar e compreender.


Nilson Antônio da Silva

sábado, 12 de maio de 2007

Farei de Vós Pescadores de Homens




O que é ser pescador? O que é lançar-se ao mar desconhecido ou pairar sobre as águas mansas de um rio? Ora, não conhecemos o mar. Estamos em Minas! Mais, estamos em Santo Antônio do Monte: não temos um grande rio de águas mansas!
Mesmo assim, a imagem do pescador nos cativa. Barcos e redes nos são familiares! Deus concedeu que a pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição fosse tirada de um rio pela rede de alguns pescadores! Mais, Cristo chamou alguns homens simples, porém fiéis, prometendo-lhes que faria deles “pescadores de homens”.
Ter barcos e redes é o fundamental para poder lançar-se ao mar ou ir ao meio do rio para, então, pescar. Pode-se pescar na beira do rio ou mesmo na praia mas, todo pescador sabe, os melhores peixes encontra-se em águas mais distantes da margem.
Ter barcos e redes é o fundamental para se pescar, porém, barcos e redes não se lançam às águas por si só. É preciso, e tão importante quanto os barcos e redes, que haja pescadores com coragem para subir ao barco.
Um pescador é fiel ao seu ofício, acorda cedo, prepara tudo e acredita naquilo que faz. Ele assume e ama o que faz. A isso dedica sua vida: alegra-se seu rosto sendo farta a pescaria e entristece-se seu olhar quando as redes são puxadas vazias.
Deus chama cada pessoa a uma missão única desde o nascimento e é de seu agrado que essa missão seja assumida com compromisso, fidelidade e amor.
Deus alegra-se com cada pessoa que se compromete a seguir suas palavras, vivendo-as no cotidiano com entrega e confiança.
Deus alegra-se com cada pessoa que volta seu coração para ele, sendo-lhe fiel nos pequenos afazeres, nas palavras simples do dia-a-dia, na oração sincera que somente ele escuta no mais íntimo da alma.
Jesus é a mais verdadeira doação, a expressão perfeita do amor puro e eterno, que se entregou totalmente por amor ao ser humano, desde o princípio “cheio de amor e fidelidade”.
Ele chama, aproxima-se e chama! Quer que estejamos próximos dele porque é “cheio de amor”. Ele chama e, “cheio de amor”, diz a um: Quero que constituas uma família e vivas feliz! A outro, diz: Quero que venhas e sigas-me! Para alguém, diz: Vai cuidar das feridas dos teus irmãos! Ou ainda: Oferece tuas forças na luta em prol da justiça.
Jesus chama e a cada um mostra o caminho que conduz ao Pai.


Nilson Antônio da Silva

terça-feira, 8 de maio de 2007

Ide Também Vós Para a Minha Vinha





Cansaço, desânimo, tristeza... quantas vezes nossos pés não conseguem mais seguir adiante, nossos olhos não conseguem mais olhar para o horizonte, nossas palavras se perdem, nossa alma se sente profundamente abatida e sozinha... E tudo aquilo em que acreditamos e porque lutamos parece ter se perdido e se dissipado como neblina ao calor do sol matinal. Sentimo-nos sós em um caminho que parece se perder em tantas e tantas curvas e não chegar a lugar nenhum... É como se perdêssemos nossos ideais e não nos lembrássemos mais de nossos sonhos! Nessas horas, vem a dúvida nos fazer companhia. Onde está a certeza de que Deus permanece conosco?
Não adianta querer uma resposta pronta. A certeza de que Deus permanece conosco nos amparando nasce do mais íntimo da alma e fecunda o coração. Essa certeza vem de Deus e inunda nosso ser por inteiro. Não parte de nós mesmos! É preciso ser ansioso em querer tê-la, porém paciente em aguardar que o Senhor a conceda.
Quando o Senhor chegou na praça dizendo “Ide também vós para a minha vinha!” não disse que não haveria cansaço nem desânimo. Para que as uvas sejam colhidas e as videiras sejam cultivadas, é preciso muito trabalho e muita disposição. As uvas não saltam dos ramos para dentro dos cestos. É preciso que as mãos fiquem calejadas ao arrancá-las e transportá-las, ao amassá-las e transformá-las em vinho.
Todo aquele que se levanta da praça e vai para a vinha, já sabe de antemão que o sol vai brilhar forte e queimar, que pode haver chuva fria, que existem insetos e mosquitos o tempo todo incomodando, que há muito peso que carregar, que há muito chão que caminhar... Mas sabe também que a vinha precisa de seu suor, que seu trabalho será útil para muitas outras pessoas, que depende de seu esforço a existência do vinho!
Talvez a imagem da vinha não nos seja tão familiar, mas tinha um significado imenso para o povo judeu. E eles compreendiam perfeitamente o profundo significado das palavras do Senhor ao contar-lhes essa parábola. O cultivo da uva é uma tarefa muito delicada, que exige muita dedicação e paciência. Não é a mesma coisa que lançar sementes de abóbora no mato e esperar que a natureza faça o resto. Cultivar uvas exige do vinicultor que ele praticamente abra mão de todas as outras colheitas para cuidar apenas das videiras.
E trabalhar na vinha do Senhor quer dizer apenas isto: abrir mão de praticamente tudo para se entregar somente a este trabalho! E já sabendo que muitas serão as dificuldades. Mas, acima de tudo, levando no peito a certeza de que atender ao chamado do Senhor é muito maior que uma honra; é uma graça preciosa ser escolhido por Ele para cuidar de sua vinha!
Nilson Antônio da Silva